Latam 4.0

ecossistema Regional de Inteligência Artificial

A América Latina conta com todos os recursos para assegurar uma transição sólida e estruturada até a Quarta Revolução Industrial. Ainda mais, a região tem todas as capacidades para aproveitar o poder da Inteligência Artificial (IA), o cérebro de todos os sistemas futuros:

 

1. Dados abundantes;

2. Empreedimento inovador;

3. Ciência de Dados e inteligência artificial;

4. Políticas públicas favoráveis à inteligência artificial.

Coalizão internacional de cooperação regional

LATAM 4.0 é uma aliança multisetorial de governos, indústrias, instituições acadêmicas e organizações da sociedade civil que reúne os principais atores regionais para desenvolver o ecossistema latinoamericano de inteligência artificial, e implantar acordos internacionais. Esta iniciativa fomenta a implementação da primeira Estratégia Regional de Inteligência Artificial na América Latina, para incluir a região no desenvolvimento global da Quarta Revolução Industrial, e assegurar competitividade industrial e um futuro equitativo. Ao se integrar a LATAM 4.0, os países membros obtém autonomia e poder decisivo na nova economia digital, e conseguem converter seu capital humano em desenvolvedores e não só usuários.

Mediante uma rede de laboratórios regionais de P&D de inteligência artificial de última geração, a LATAM 4.0 foca na implantação de sistemas de inteligência artificial, impulsionando a inclusão de nossa gente na construção de um futuro em que a América Latina converge com o desenho de novos modelos de desenvolvimento. Mediante uma série de iniciativas multissetoriais, esta coalizão coordena ações regionais que abrem espaço para alianças estratégicas para o desenvolvimento do conhecimento, da inteligência artificial e da incubação de tecnologias exponenciais na região.
 
Desta maneira, essa plataforma lança a base para a construção de um novo sistema internacional baseado na cooperação multissetorial, em torno da ciência, da tecnologia e da integração regional; principalmente através do intercâmbio de informação em tempo real. Isso permite criar um tecido institucional necessário para coordenar ações regionais que ofereçam respostas aos problemas mais urgentes de nossos tempos..
 

transformação digital inteligente

 
#RenacerLatinoamérica
Preparar o caminho correto dos novos sistemas que se formam é essencial para que a América Latina prospere nesta nova era. LATAM 4.0 atua sobre o mapeamento e a implementação de soluções para ameaças globais distintas, para aliviar a carga da crise atual e preparar a resposta a partir de uma postura orientada para a transformação inteligente de nossos países.

Futuro

A crise atual dificulta o caminho latinoamericano para a preparação que requer nossos sistemas, para serem incluídos na nova revolução industrial. E está nos forçando a tomar vias alternativas para as novas economias e formas de vida.

Trajetória

1. Agrupar os principais atores regionais
2. Lançar oficialmente a LATAM 4.0
3. Estabelecer acordos internacionais
4. Implantar a estratégia regional
 

Eixos da Estratégia Regional:

✓ Política de Dados: Repositório latinoamericano de dados interconectados


✓ Integração Regional: Acordos internacionais para o desenvolvimento da IA

✓ Investimento: LATA AI Investment Fund

✓ Pesquisa: Rede de Pesquisa Interdisciplinar

✓ Educação e Aperfeiçoamento: Centros de Capacitação para a nova Revolução Industrial

✓ Aplicação Industrial: Rede de laboratórios de P&D

✓ Governança: Modelos e padrões para a implementação

✓ Ius Digitalis: Tratados de proteção de Direitos Digitais da nova era

✓ Governos Inteligentes: Plataforma governamental de IA para Administração Pública

LATAM 4.0

Missão: Fomentar a integração regional para o desenvolvimento do ecossistema latinoamericano de inteligência artificial

Visão: Vemos uma América Latina melhorada pela cooperação internacional e a implantação de tecnologias de última geração

 

Resultados: Acordos internacionais pela governança ética e uma rede de implementação de soluções baseadas em inteligência artificial

Tecnologia: a tecnologia joga um papel determinante na atualidade e no futuro que construímos. A implantação das ciências aplicadas cria a oportunidade de empoderar a sociedade. Ainda mais, a aplicação de tecnologias de inovação define o fundamento dos novos parâmetros que transcendem processos estabelecidos para tempos passados. Na atualidade, os cientistas de dados, desenvolvedores de sistemas especializados, arquitetos de tecnologias da informação e outros especialistas da computação desempenham um papel chave no futuro das nossas estruturas sociais.

 

Inteligência: A Inteligência Artificial é o cérebro de toda a tecnologia futura. Através do desenvolvimento da engenharia do conhecimento, utilizamos as tecnologias cognitivas para transformar nossos sistemas e empoderar a humanidade como nunca visto antes. Os sistemas especializados já são empregados em funções de previsão, reconhecimento de padrões em grandes bases de dados, aprendizagem automática, inferência e muito mais. A América Latina necessita reunir seus cientistas e empresários em torno da inteligência artificial para definir os passos para a inclusão dos modelos que gerenciam esses tempos.

 

Governos: Os governos têm um papel fundamental na coordenação de ações pontuais para impulsionar as iniciativas que transcendem ao público. Mediante projetos concretos que firmam as bases institucionais para o desenvolvimento de uma nova economia, os responsáveis públicos têm a oportunidade de abrir espaço a um novo ecossistema regional que responde aos desafios mais urgentes de progresso dos povos.

 

Academia: A academia tem um papel crucial na educação e na preparação dos talentos latinoamericanos para abastecer a demanda da nova economia digital. Mediante metodologias científicas e projetos de pesquisa, o setor acadêmico desempenha um papel determinante na construção de um capital humano formado com as melhores habilidades e os valores apropriados para a implantação da transformação inteligente.

Indústria: O rol das indústrias é fundamental na evolução para novos modelos de desenvolvimento. Mediante a coordenação multissetorial das distintas áreas produtivas de nossos países, avançamos para sociedades mais prósperas e melhor qualidade de vida para todos. Os líderes industriais definem a melhora nos investimentos e gastos que abrem caminho para o desenvolvimento de tecnologias de vanguarda.

 

Empresas: As empresas são o motor que impulsiona a atividade econômica diária. Através de alianças estratégicas com liderança empresarial, nossa região tem a grande oportunidade de criar um novo tecido industrial que adere-se às melhores práticas para consolidar a nova economia digital. O movimento empresarial impulsiona a atividade econômica, o comportamento dos consumidores e influencia os nossos mercados.

Cidadania: A cidadania é o eixo transversal em toda ação social. Como cidadãos, temos o dever de aportar nossas capacidades para o benefício do bem comum. Ou seja, como tecnólogo, empresário, funcionário público, líder social, ou outra capacidade - se sente o chamado para unir-se e solucionar os desafios de nosso povo e construir uma América Latina em sintonia com as mudanças atuais e futuras.

 
 
 
 
 
 
 

.